sexta-feira, agosto 26, 2005

Ah saudosismo.... 80´s



Antes de dormir ontem, resolvi voltar a ler o Código da Vinci, mas mais uma vez não consegui acabar duas páginas sem bocejar (devo ser o único no mundo que não consegue ler esse livro, ah... a Let tb) e resolvi ler algo menos dormível. Peguei o Almanaque dos Anos 80. Que delícia!!!!! Podem dizer tudo dos 80, mas eu achei do caralho. A cada página eu me lembrava de alguma coisa da minha infância. O livro é grosso, deve ter umas 350 páginas e conta tudo, eu disse tudo, que a gente possa se lembrar (ou não) daquela época, tudo devidamente separado por capítulos: guloseimas, brinquedos, cantores, músicas, filmes, novelas, festas, roupas...

Queria fazer uma lista agora com o melhor do livro, mas tô sem saco. Mas impossível não citar algumas coisinhas que eu tinha ou usava que me deram uma saudade imensa da minha infância (efeito aniversário):

Brinquedos:
- Boca Rica
- Mundo Feliz
- Aquamóvel
- Playmobil ( era da Troll)
- Falcon ( era da Glasslite)
- Pula Pirata
- Cara a Cara
- War
- Jogo da Vida
- Cubo Mágico (você sabia que em mais de 1 trilhão de combinações diferentes?)
- Autorama
- Cai não Cai
- Aquaplay
- Odissey (sim, eu não tinha Atari, mas o Odissey era mais caro!)
- Calói
- Io-Io (é assim que se escreve?)
- Álbum de figurinhas Olé
- Pogoball
- Vai e Vem
- toca discos da Philips
- bater figurinha

... esses eu não tinha EVIDENTEMENTE, mas me lembro das vizinhas:
- Pequeno Poney
- Ursinho Carinhosos
- Fofolete
- a boneca que virava vaso de flor
- Bate Palminha
- Bolinha de Sabão
- Coleção Moranguinho
- Barbie e seus derivados (coisa feia aquelas cabeças de barbies para pintar e pentear)
- Snif Snif
- Agarradinho
- Mola
- papel de carta
- meu bebê
- boneca grávida

Modismo:
- chaveiro de mola (era na verdade um fio de telefone)
- chaveiro com a letra do teu nome
- chaveiro pé de pato
- colecionáveis Coca Cola
- disquinhos
- todas as coisas da Company
- cinto da Gang (de lona com fivela dourada, ai !!!!)
- caneta 2, 4, 10 ou 12 cores
- caneta prateada e dourada (que davam câncer???)
- Menudomania
- Madonnamania
- viseiras
- tênis tipo iate (ai meu Deus)
- calça begue (ai meu Deus 2)
- bota da West Coast
- casaco com ombreiras (ai meu Deus 3)
- casaco feito de cobertor (azul ou vermelho)
- Milkshake do Ribs ou Bobs
- zilhares de gírias *
- pulseirinha preta até o cotovelo
- blusa de renda ou manga bufante
- vestido trapézio ou balonê
- calça begue com botinha, com a meia para fora prendendo a calça (ai meu Deus 4)
- mullets (só fica "bem" em argentino)
- questionário em caderno
- tocar ovo e farinha no aniversariante
- assinar camiseta no final do ano
- guerra de bixiguinha no último dia de prova
- colocar o nome em tudo com aquelas tirinhas de plástico onde se gravava letra por letra com a maquininha
- bota de chuva
- reunião dançante
- A Gata Comeu, Que rei sou eu?, Mandala, Vale Tudo, Top Model e Ti ti ti
- Goones, De Volta para o Futuro, O clube dos 5, Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, Tubarão, A Garota de rosa shocking...


Tá, vou parar.....mas farei uma lista com as músicas dos anos 80 amanhã.

PS: Você sabia que a expressão "da lata" vem veio do Rio, em 1987, por causa de uma carregamento de maconha enlatada jogado no mar por traficantes panamenhos? Eles iam ser pegos pela polícia portuária do Rio e jogaram 20.000 latas com 2,5 kg de maconha em cada no mar. Assim, praias como Copacabana e Ipanema receberam milhares de latas recheadas nas suas areias, provocando uma verdadeira gincana entre "consumidores" e policiais para ver quem pegava o maior número do produto. As latas se espalharam por todo o litoral do Rio, chegando a ser encontradas até aqui no Rio Grande do Sul. Apenas 2.500 latas foram resgatadas pela polícia... o resto foi devidamente apreciada pela galera.
Por isso, "da lata" era usado para dizer que algo era bom.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

meu problema nem é conseguir ler o livro.. ainda nem tentei! rsrsrs
bjãão

1:39 PM  
Blogger Fernanda Souza disse...

Adri também é cultura!

Adorei teus comentários! Ai Meu Deus hehe

E como era o nome da bonequinha que vira flor. Tinha um nome, não tinha?

2:24 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial