quinta-feira, julho 28, 2005

Pobre Zurita...até tu sofre disso...


Abandonada por seu companheiro e rejeitada por sua comunidade, Zurita é o primeiro pingüim fêmea a virar mãe solteira. Para ter seus filhotes, Zurita, que tem 15 anos, contou com a ajuda dos biólogos do zoológico Brookfield, na periferia de Chicago, que a alimentaram com peixes durante os 42 dias do período de incubação.
Os pingüins, como as pessoas, são animais muito sociáveis, mas fiéis a seus pares. Como Zurita estava sozinha, começou a tentar separar outros casais. Para sua própria segurança, foi afastada e colocada junto de Gazpacho, uma cria de apenas 16 meses, que não tinha a idade para procriar.

No entanto, do encontro resultaram dois ovos. O jovem pingüim não assumiu a paternidade devido à sua inexperiência e Zurita, com ajuda dos biólogos, pôde sozinha incubar seus filhotes.

Com isso, Zurita é a primeira pingüim Humboldt a incubar sua cria sem a ajuda de um companheiro, já que, em seu habitat natural, os ovos não podem ser incubados se forem abandonados pela mãe quando ela vai buscar comida. Em função disso, essas aves trabalham em dupla para criar o filhote e muitas vezes permanecem juntas por toda a vida. Os pingüins machos compartilham dos deveres da paternidade ajudando a construir o ninho, incubando os ovos e buscando comida.

Zurita foi criada desde muito pequena no zoológico de Oregon, um processo que geralmente deixa os animais incorretamente sociabilizados. No entanto, isso não a impediu de encontrar um companheiro quando foi transferida para o zoológico de Brookfield, em 1997. Lamentavelmente, Zoro e Zurita nunca tiveram crias e o macho acabou morrendo por causa de um problema ósseo.

Atualmente as autoridades do zoológico continuam buscando um companheiro para Zurita.

Fonte: Terra

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial